Histórias de vida e identidade profissional

quinta-feira, 12 de abril de 2012

MEUS MODELOS DE ENSINO


MEUS MODELOS DE ENSINO

Na década de 80 e início da década de 90 minha formação escolar (fundamental I e II, além de ensino médio) foi toda fundamentada no modelo tradicional. Baseado na transmissão do conhecimento e focado no professor o processo ensino-aprendizagem era conteúdista através de métodos tradicionais e conservadores.
Na década de 90 minha formação universitária perpassou pelo modelo técnico, em que o conhecimento científico preponderava da fundamentação teórica. Na especificidade o curso de Licenciatura Plena em Educação Física a buscava a perfeição do movimento. Os alunos eram avaliados pela sua performance. Os fatores externos (o clima ou o material oficial) e os fatores internos (aspectos psicológicos ou formação histórica do indivíduo) não eram levados em importância durante o processo de sua construção acadêmica.
Na pós-graduação tenho a perspectiva que minha formação possua o enfoque no modelo de ensino hermenêutico, em que o professor possa contribuir para minha formação humana. Que os condicionantes objetivos (ex: conhecimento) e subjetivos (ex: respeito pelas diferenças) estejam sempre presentes. Com uma leitura no dado da realidade de forma crítica, fundamentada na práxis, sem a prevalência da teoria ou da prática, mas a busca da unidade pedagógica.

Roseane Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário