MEUS
MODELOS DE ENSINO
Na década de 80 e
início da década de 90 minha formação escolar (fundamental I e II, além de
ensino médio) foi toda fundamentada no modelo tradicional. Baseado na
transmissão do conhecimento e focado no professor o processo ensino-aprendizagem
era conteúdista através de métodos tradicionais e conservadores.
Na década de 90 minha
formação universitária perpassou pelo modelo técnico, em que o conhecimento
científico preponderava da fundamentação teórica. Na especificidade o curso de
Licenciatura Plena em Educação Física a buscava a perfeição do movimento. Os
alunos eram avaliados pela sua performance. Os fatores externos (o clima ou o
material oficial) e os fatores internos (aspectos psicológicos ou formação
histórica do indivíduo) não eram levados em importância durante o processo de
sua construção acadêmica.
Na pós-graduação tenho
a perspectiva que minha formação possua o enfoque no modelo de ensino
hermenêutico, em que o professor possa contribuir para minha formação humana.
Que os condicionantes objetivos (ex: conhecimento) e subjetivos (ex: respeito
pelas diferenças) estejam sempre presentes. Com uma leitura no dado da
realidade de forma crítica, fundamentada na práxis, sem a prevalência da teoria
ou da prática, mas a busca da unidade pedagógica.
Roseane Rodrigues
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