Histórias de vida e identidade profissional

terça-feira, 22 de novembro de 2011

MAPEAMENTO PRELIMINAR


Cris e demais colegas,
Postamos, abaixo, o MAPEAMENTO PRELIMINAR do nosso plano de curso, referente a última atividade da disciplina.

Um abraço,

Dídima e Rai

IDÉIAS GERAIS ORIENTADORAS
CONCEITO-CHAVE
INTERMEDIÁRIO
CONCEITOS ESPECÍFICO
(SUBTEMAS)
COMPETÊNCI AS
(CONHECIMENTOS
E HABILIDADES)
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONCEITOS
SUBSUNÇORES
(PRÉ-REQUISITOS)













O coordenador pedagógico


- Ação-reflexão-ação..

-Educador/educando

- Escola

- Comunidade.

- Planejamento.

- Prática Pedagógica.

- Diálogo.

- Formação  
Continuada.






- Contextualização histórica da Coordenação Pedagógica e sua evolução no Brasil.
- Conceito e o objeto de trabalho e funções do Coordenador Pedagógico.
- A formação continuada como função essencial do coordenador pedagógico.
- A rotina do Coordenador Pedagógico na escola pública.
- O Coordenador Pedagógico como agente de transformação na escola.
- Entre o escrito e o vivido. Portão da escola. Função social da escola.
- Gestão democrática compartilhada na escola. Interação escola / comunidade: ampliando o campo de atuação do Coordenador Pedagógico.


- Articular

- Conhecer

- Refletir

- Evidenciar

- Analisar

- Compreeender

  • Raciocinar e refletir criticamente.

  • Articular as teorias pedagógicas e a prática educativa no processo ação-reflexão-ação, envolvendo a docência, a elaboração e avaliação de projetos pedagógicos e o desenvolvimento da organização e gestão do trabalho educativo.´


  • Planejar, organizar, realizar, gerir e avaliar situações de ensino e aprendizagem, de modo a adequar objetivos, conteúdos e metodologias específicos à diversidade dos alunos e à promoção da qualidade da educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário