Histórias de vida e identidade profissional

quarta-feira, 18 de abril de 2012

PRÁTICA INOVADORA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR



   Quando eu era aluna do curso de pedagogia, já no meu último semestre em andamento, estava assoberbada com 08 disiplinas, mas 03 delas se articularam casualmente, eram elas Arte e Educação, Ensino da língua portuguesa para os anos fundamentais e LIBRAS. A professora de Arte e educação era a mesma de Língua Portuguesa, outra que era a professora de LIBRAS e estava incentivando o saber contar histórias infantis em LIBRAS com baixas tecnologias (material didático com papel, caneta, tinta ou sucatas). As professoras em questão eram amigas e toparam a minha proposta de produzir um único material integrado para as três disciplinas, causo que rendeu a apresentação de acordo com o roteiro do folder em destaque nas fotos. Mas, no decorrer das nossas aulas, entre uma atividade lúdica e outra atividade dinâmica manual ou não, textos (artigos de jornal, de revistas, científicos, sites, livros de estudiosos especializados no assunto, vídeos, filmes, músicas e poesias) reflexões relevantes para nós formadores de opiniões eram socializadas e ao fim de tal disciplinas, a professora de Arte e Educação que era a mesma de Língua Portuguesa, propôs que a turma se mobilizasse em prol de uma exposição dos nossos trabalhos como culminância das disciplinas em questão, e todos nos organizamos em mutirão para preparar uma salinha de forma elegantemente criativa afim de receber os mais variados tipos de recursos didáticos confeccionados manualmente. No dia da exposição denominada "Arte e Linguagem na Escola Inclusiva", convidamos toda a comunidade local para prestigiar o espaço aberto durante uma semana... A abertura até se deu pelo ato de cortar fitas para entrarmos alí. E como se já não fosse muita a valorização dada aos nossos trabalhos, a professora surpreendeu-nos quando discretamente juntou aos outros trabalhos as nossas escritas, resenhas críticas ou mesmo textos ingênuos, sem expor nota, mas conceituando muito bem cada um, expostos em páginas plásticas de álbuns colecionadores. Eu particularmente, jamais me esqueceria dos momentos proporcionados por esta professora, pois através de sua prática inovadora ela soube amenizar o histórico de exclusão de cada indivíduo, contribuindo para o fortalecimento de nossas identidades enquanto educadores minimamente preparados para uma educação inclusiva.
Enaura Vespasiano

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