Histórias de vida e identidade profissional

domingo, 25 de setembro de 2011

Mandalas e identidade profissional

O trabalho com a criação de Mandalas teve por objetivo estimular nos participantes o olhar para dentro de si, na busca de respostas quanto às origens do desejo de ensinar e tornar-se professor (a).

A palavra MANDALA vem do sânscrito de origem hindu, e quer dizer  "círculo mágico, um círculo de energia preenchido com várias imagens representativas das mais variadas ligações simbólicas. O campo de força de uma mandala modifica a nossa energia em vários níveis. Ele estimula a mente, equilibra as emoções e ativa os processos físicos, ajudando a restabelecer sua função plena. A Mandala é um instrumento de autoconhecimento. Foi com tal intuito que procedemos, na aula de Docencia no Ensino Superior, à criação de Mandalas pelos participantes, na busca de um elo com as escolhas profissionais de cada um. Cada um levou para a sala, materiais diversificados e procedeu a sua criação. Em seguida, solicitamos que cada um falasse de sua experiência fazendo articulações com a escolha pela profissão docente. Os resultados foram muito satisfatórios, pois muito rica em simbolismos, as Mandalas revelaram muito da verdade interior de cada aluno.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com Catani(1997) quando ela diz que os relatos autobiográficos ajudam a compreender como os sujeitos reconfiguram suas identidades e que a reconfiguração do passado com os olhos do presente, possibilita uma compreensão mais larga da experiência e uma inserção mais clara na profissão.
    Foi exatamente o que aconteceu na aula em que produzimos as Mandalas, porque além de tudo, trabalhamos com um instrumento que permite não usarmos tão fortemente a consciência rígida e linear de sempre, levando-nos a acessar outros conteúdos, que por muitas vezes ficam adormecidos.
    Foi muito bonito de ver que tal qual fonte, várias histórias jorraram a partir da confecção e comentários acerca das Mandalas e fizeram cada um de nós refletir mais profundamente sobre o início de nosso caminhar pela docência.
    Comigo, pelo menos, aconteceu que nunca tinha me dado conta de como vários acontecimentos tinham se desenrolado em consonância para que a docência se tornasse finalmente minha(amada) profissão.
    Agradecida,
    Camile Viana.

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