A palavra MANDALA vem do sânscrito de origem hindu, e quer dizer "círculo mágico, um círculo de energia preenchido com várias imagens representativas das mais variadas ligações simbólicas. O campo de força de uma mandala modifica a nossa energia em vários níveis. Ele estimula a mente, equilibra as emoções e ativa os processos físicos, ajudando a restabelecer sua função plena. A Mandala é um instrumento de autoconhecimento. Foi com tal intuito que procedemos, na aula de Docencia no Ensino Superior, à criação de Mandalas pelos participantes, na busca de um elo com as escolhas profissionais de cada um. Cada um levou para a sala, materiais diversificados e procedeu a sua criação. Em seguida, solicitamos que cada um falasse de sua experiência fazendo articulações com a escolha pela profissão docente. Os resultados foram muito satisfatórios, pois muito rica em simbolismos, as Mandalas revelaram muito da verdade interior de cada aluno.
Concordo plenamente com Catani(1997) quando ela diz que os relatos autobiográficos ajudam a compreender como os sujeitos reconfiguram suas identidades e que a reconfiguração do passado com os olhos do presente, possibilita uma compreensão mais larga da experiência e uma inserção mais clara na profissão.
ResponderExcluirFoi exatamente o que aconteceu na aula em que produzimos as Mandalas, porque além de tudo, trabalhamos com um instrumento que permite não usarmos tão fortemente a consciência rígida e linear de sempre, levando-nos a acessar outros conteúdos, que por muitas vezes ficam adormecidos.
Foi muito bonito de ver que tal qual fonte, várias histórias jorraram a partir da confecção e comentários acerca das Mandalas e fizeram cada um de nós refletir mais profundamente sobre o início de nosso caminhar pela docência.
Comigo, pelo menos, aconteceu que nunca tinha me dado conta de como vários acontecimentos tinham se desenrolado em consonância para que a docência se tornasse finalmente minha(amada) profissão.
Agradecida,
Camile Viana.