Histórias de vida e identidade profissional

quinta-feira, 12 de abril de 2012

UNIVERSIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES


UNIVERSIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: QUAL O PESO DA FORMAÇÃO INICIAL SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE?
Para eu me tornar o que eu sou, a minha formação perpassa pela minha identidade pessoal e a minha identidade profissional. Este dois tipos de identidades faz com que minha personalidade seja construída, mostrando uma maneira ímpar de realizar o trabalho pedagógico. Minha relação comigo mesmo e com outro, faz com que eu seja identificada e ao mesmo tempo diferenciada na sociedade sempre observando, refletindo, discutindo, para melhor compreender o mundo.
Através de uma pesquisa quantitativa e qualitativa realizada na Universidade Federal da Bahia entre 2005 e 2006 pela professora Cristina d’Ávila no quinto período dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Filosofia, Desenho e Plástica, Biologia, Geografia, Música, Economia, Ciências Sociais, Dança, Matemática, Química e Estatística. Esta pesquisa teve como objetivo o porquê os alunos escolheram estes cursos de licenciatura em contra ponto a dura realidade que se encontra a docência no Brasil e especificamente no nordeste (falta de políticas públicas para a educação, o descaso dos órgãos gestores para com o docente, a baixa remuneração da categoria, etc.).
Para distinguir a construção da identidade do ser humano, a identidade é construída constituição individual (a singularidade) e coletiva (as relações sociais). No caso, para que haja o entendimento destas construções como elas irão contribuir para a constituição da identidade profissional que perpassa pela: a- profissionalidade se refere às competências (habilidades, atitudes e saberes), b- profissionalização que é o processo para construir o perfil profissional e por último c- profissão que diz respeito à ocupação ou a profissão propriamente dita.
“O curso de formação inicial inaugura o momento da profissionalização na docência” (d’ÁVILA, 2007, pág.230). Os primeiros anos iniciais nos cursos de licenciatura do ensino superior correspondem ao início da sua formação profissional e o primeiro contato com as questões teórico-metodológicas acadêmicas. A partir deste momento a pesquisa investiga os escritos autobiográficos em que tenta aproximar as histórias de vida com a sua escolha profissional.
A conclusão da pesquisa mostra que há um vaco entre o que se deseja e o que se tem nos cursos de licenciatura, fundamentadas nas necessidades do sujeito: suas aspirações, convicções, representações sobre o que é e como ser professor.  

Roseane Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário