Histórias de vida e identidade profissional

quinta-feira, 12 de abril de 2012

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PARA UMA MUDANÇA EDUCATIVA


FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PARA UMA MUDANÇA EDUCATIVA

Há uma grande tensão entre a pesquisa e a docência, inclusive porque o que se pesquisa e o que se deve ser ensinado estão totalmente desvinculado um do outro, gerando uma fragilidade entre o tripé (pesquisa, ensino e extensão) da instituição resultando por fim na fragmentação do conhecimento.
Segundo o texto de GARCÍA trabalhado nesta disciplina, as pesquisas realizadas na Espanha e em outros países mostraram que há um vazio entre a pesquisa e o ensino nas universidades e então este surge intuito de compreender qual a função e que elementos contribuem para a formação do professor. Em relação à pesquisa científica o doutoramento naturalmente produz pesquisas científicas, elas são reconhecidas pelas suas produções, resultando em status e prestígio sociais, além haver um aumentar financeiro.
Para os mestres, como a nomenclatura da titulação são responsáveis pelo ensino, devem ter o domínio teórico-metodológico dos conteúdos a serem abordados na sala de aula. Porém o que observamos nos primeiros anos do professor universitário na instituição recai a ele diversas responsabilidades como ministrar um quantitativo grande de aulas, construir e realizar projetos universitários, participar das reuniões do colegiado e do departamento gerando assim em um tempo restrito para preparar as aulas, além de pouca informação no que diz respeito a direitos e deveres na instituição,
           No decorrer do escrito o autor aponta tanto os pontos negativos quanto os pontos positivos tanto da docência quanto da pesquisa. Enfim, a docência do ensino superior abrange as dimensões científicas, técnico, sociopolítico, artístico e administrativo além de requerer uma formação continuada, contudo entendemos que para buscar inovações pedagógicas não podemos fracionar o tripé que constitui a universidade.

ROSEANE RODRIGUES


Nenhum comentário:

Postar um comentário