Histórias de vida e identidade profissional

sexta-feira, 20 de abril de 2012

PRÁTICA INOVADORA NA UFMG


Muito embora, "Mapas Conceituais" não sejam a última moda da educação, por já ser utilizado em livros de vários autores, por exemplo, esse vídeo trata de uma prática inovadora na Educação Superior. E me chamou atenção porque um educador assume essa prática deliberadamente reconhecendo a necessidade de quebra de paradigmas como uma atitude questionadora e polêmica.


  Eu me identifiquei muito com a iniciativa do professor que se apresenta no vídeo, porque acho que cada um tem uma estrutura mental distinta e isso incide no ato de ensinar relacionado às várias maneiras de aprender, então penso que se o professor respeita isso, ele torna a avaliação mais "justa"... Eu mesma, não costumo copiar tudo que o professor escreve ou fala, mas construo mapas mentais,  fazendo rascunhos que se aproximam muito dos mapas conceituais, até percebi que a professora Cristina D'avila, na disciplina "Docência do Ensino Superior", do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE/UFBA),  faz muito uso de seus mapas conceituais em slides de apresentação, eu gosto muito de acompanhá-los, pois notadamente dão mais clareza aos conteúdos abordados através dos textos lidos previamente.


Enaura Vespasiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário