Histórias de vida e identidade profissional

quinta-feira, 18 de julho de 2013


Pessoal,
Segue o resultado de nosso trabalho:


SABERES PEDAGÓGICOS
SABERES DIDÁTICOS
Participação em movimento sociais/políticos de valorização da educação e atividade docente.
Construir uma avaliação
Reconhecimento das individualidades dos estudantes/respeito ás diferenças (crenças, ritmos,  interesses, comportamentos...)
Buscar utilizar metodologias mais adequadas para cada conteúdo.
Tratar as questões éticas no/do cotidiano.
Dar abertura para a expressão dos alunos
Agir de acordo com seus pressupostos teóricos-filosóficos.
Conceber diferenças (planejar para as diferenças, elaborar instrumentos de avaliação variados)
Compreender o currículo no campo dos conceitos, da prática e das atitudes.
Reconhecer e buscar compreender as diferenças

Criar clima de atividade grupal

Fazer da aula uma situação de atividade do estudante e não passividade

Relacionar o objeto especifico de estudo com o maior numero possível de outros objetos.

Buscar a inspiração estética do estudante

Condução dos estudantes no processo ensino e aprendizagem em sala de aula ou atividades práticas em campo.

Flexionar a voz nas diversas situações do discurso.

Intercalar firmação (informação) com perguntas (questionamentos)

Associar um dado (informação) com uma realidade cotidiana dos estudantes.

Exercício da escuta ativa/ relação dialógica entre docente e estudantes.

Modificar a aula de acordo com uma demanda espontânea dos alunos.

Mediar conflitos (observar fatos, analisar situações).


Nenhum comentário:

Postar um comentário