Histórias de vida e identidade profissional

terça-feira, 10 de abril de 2012

Lembrança de metodologia inovadora de professor na graduação

Por  Ariane Santiago


Curso de Licenciatura em Pedagogia, muitos professores, e alguns marcaram minha formação e me fizeram desejar ser um profissional da educação. Reavivando na memória o tempo das aulas me vem a mente aquela professora sorridente e serena que não mais esquecerei.
Primeiro dia de aula ela já disse pra que veio: - Minha disciplina é Avaliação da Aprendizagem e eu sou Construtivista. Até pensei ser mais um professor que seguia a “nova moda” nos cursos de graduação e que era absorvidas pelas escolas por toda a cidade. Enganei-me! O que ela disse ela fez. Do construtivismo eu só tinha ouvido falar por longe e os que disseram ser anteriormente não me mostravam mudanças significativas na prática pedagógica vista desde anos iniciais de escolaridade.
As suas aulas eram sempre proveitosas. Trazia-nos instrumentos para compreender a complexidade do ato de avaliar, mostrou-nos e fez com que construíssemos juntos maneiras de avaliar sem ficar apenas na falácia de valorização o aluno, percepção de seus conhecimentos prévios e negando-lhes ao final a aquisição do saber.  Portfólios, mapa conceitual, prova, fichamento, auto-avaliação,etc., não ficariam engavetados. Nós também éramos alunos e por esses recursos conseguimos avançar no conhecimento a partir destes instrumentos e, aprendemos que eles por eles, com fim em si mesmo não dariam conta da complexidade de fatores que interferem na aprendizagem e por isso ser significante compreender o porquê, o quando, como e o que avaliar. Muito avancei depois dela e até acredito que o construtivismo não dá conta sozinho das necessidades de aprendizagem, mas, perceber sua fidelidade ao que se propôs e o desejo que um salto no conhecimento fosse adquirido, isto sim tem uma validade imensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário