Histórias de vida e identidade profissional

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Saberes Docentes no filme “O Sorriso de Monalisa”


Por Patrícia Pacheco

Para representar os saberes docentes que discutimos a partir do texto “Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente” de Maurice TARDIF, escolhi o filme “O Sorriso de Monalisa” do qual eu editei algumas cenas (15 minutos) significativas para exemplificar alguns caminhos de construção dos nossos saberes docentes.
O filme se passa no início da década de 1950 e conta a história de uma professora de arte que, educada em uma universidade liberal da Califórnia, enfrenta uma escola feminina, tradicionalista,onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. A professora, através de seus saberes docentes, irá tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias alunas. 

E para guiar a leitura das imagens do vídeo a seguir, relembro um trecho em que Tardif fala sobre os tais saberes docentes:

“... a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações. Pode-se definir o saber docente como um saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experenciais.”
(TARDIF, 2002, pág. 36)

Segue o vídeo, espero que gostem. Abraços. Patrícia.


Referências:
O Sorriso de Monalisa (do original Mona Lisa Smile), EUA, 2003, direção de Mike Newell.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.


Um comentário:

  1. Olá, gostei muito do recorte do filme. Você poderia encaminhar o vídeo para o meu e-mail?
    brucarol2007@hotmail.com
    Agradeço muito.

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