Por
Patrícia Pacheco
Para representar os saberes docentes que discutimos a
partir do texto “Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do
saber docente” de Maurice TARDIF, escolhi o filme “O Sorriso de Monalisa” do
qual eu editei algumas cenas (15 minutos) significativas para exemplificar
alguns caminhos de construção dos nossos saberes docentes.
O filme se passa no início da década de 1950 e conta a
história de uma professora de arte que, educada em uma universidade liberal da
Califórnia, enfrenta uma escola feminina, tradicionalista,onde as melhores e
mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa
educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. A
professora, através de seus saberes docentes, irá tentar abrir a mente de suas
alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as
próprias alunas.
E para guiar a leitura das imagens do vídeo a seguir,
relembro um trecho em que
Tardif fala sobre os tais saberes docentes:
“... a relação dos docentes com os saberes não se reduz a
uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática
integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes
relações. Pode-se definir o saber docente como um saber plural, formado pelo
amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional
e de saberes disciplinares, curriculares e experenciais.”
(TARDIF, 2002, pág. 36)
Segue o vídeo, espero que gostem. Abraços. Patrícia.
Referências:
O Sorriso de Monalisa (do original Mona Lisa Smile), EUA, 2003, direção de Mike Newell.
TARDIF, M. Saberes
docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Olá, gostei muito do recorte do filme. Você poderia encaminhar o vídeo para o meu e-mail?
ResponderExcluirbrucarol2007@hotmail.com
Agradeço muito.